28.7.05

Refrigera minha alma

Eu já vi muitas coisas estranhas em minha vida - provavelmente, você também tenha visto outras - mas algo que sempre me impressionou foi ver uma pessoa com sentimento de culpa. É pior do que uma fera acuada. Quando se toca no assunto relacionado à sua culpa, mesmo sem querer, ela passa a se justificar e, às vezes, a agredir.

Dia desses, eu falava com uma mãe que se esqueceu de vacinar seu filho e estava com medo que ele pegasse uma dessas doenças que as crianças geralmente pegam no começo da estação fria. Ela estava intranqüila, e sua intranqüilidade a levava a repetir diversas vezes: "tomara que meu filho não esteja doente".

A culpa acompanha a pessoa como se fosse uma sombra. Não há jeito de se escapar dela. A memória não a apaga, nem uma companhia agradável faz com que esqueçamos dela. A culpa queima como fogo.

Porém não é só a culpa que nos causa essa estranha sensação. Costumamos dizer que a saudade também queima. Camões dizia que o amor é uma chama. Certamente ele se referia a paixão, pois o verdadeiro amor é muito diferente.

Quero apenas mostrar a importância da expressão "refrigera-me a alma". Uma das mais impressionantes do Salmo 23: ó pensar nela já traz paz.

Você já notou, que, como a culpa não há jeito de se escapar do calor. Mesmo que você esteja em uma piscina à sombra, se o tempo estiver quente, o calor estará presente também. Como a culpa se agarra à consciência, o calor abrasa o corpo. É possível esquecer deles por alguns instantes, ou até mesmo, por algum tempo, mas eles estarão sempre lá.

Entretanto o Bom Pastor refrigera a alma. Que maravilhosa afirmação!

A alma assaltada pela culpa é como o corpo abrasado pelo calor. Não há como fugir. Talvez, por isso, a tranqüilidade da alma que o Bom Pastor proporciona, seja descrita pelo salmista com refrigério.

Se você encontra-se em uma situação em que, incomodada, sua alma não consegue fugir de algo que lhe é penoso à lembrança, não esqueça: "refrigera-me a alma".

4 comentários:

Anônimo disse...

Pastor... refrigério para a alma este espaço... lugar de pastagens verdes, alimento saudável e fresquinho...!! Louvado seja o nosso Deus, que nos refrigera a alma!

Em Cristo, Ana Karina & Xande.

Anônimo disse...

Somente quem tem Deus na vida ou quem está em comunhão com Ele pode desfrutar dessa paz maravilhosa e indescritível. Espero que não se importe que eu poste em meu blog essa mensagem para edificação e alívio de outras vidas... de quebra divulgo o seu. Paz!

folton disse...

Hérika;

Use-o para a glória de Deus.

ab
Fôlton

Nádira Quirlei disse...

Glória a Deus!