27.1.06

Seja feita a tua vontade

O segundo pedido é: Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.

Observe a semelhança deste pedido com o anterior (venha o teu reino). Porém, note o quanto difere, na medida em que ao pensarmos em reino estamos pensando, no máximo, em fazer parte dele, e ao desejar sua vontade estamos abrindo mão da nossa.

Nem sempre, ou melhor, quase nunca, nossa vontade é igual à vontade de nosso Pai celeste. Desejamos o que nossa natureza humana nos leva a desejar. Nosso Pai deseja que retomemos o plano original e voltemos a ser o que deveríamos ser. Antes de nosso primeiro pai terreno, com sua desobediência, ter imposto sua própria vontade, e procurou estabelecer seu próprio reino, desonrando o nome de seu Criador. Como se dissesse: ele é o Criador, mas eu posso decidir o que é melhor para minha vida.

Porém, veja que o Senhor Jesus agrava a situação. Ele nos manda pedir que a vontade de Deus seja feita aqui como ela é feita nos céu.

Quem desafia a vontade de Deus? Qual de seus anjos? Ele manda matar a todos os primogênitos do Egito, e uma noite é bastante para que o anjo o faça sem questionar. Que outros exemplos teríamos de anjos cumprindo a risca sua vontade? Certamente muitos.

Deus é Pai. Mas não é só meu. Nem é qualquer tipo de pai. Seu nome deve ser santificado. Seu reino deve ser desejado e sua vontade deve ser nosso prazer. Não percamos, portanto, a oportunidade de, curvados diante dele, dizer conscientemente:

PAI NOSSO QUE ESTÁS NOS CÉUS.
SANTIFICADO SEJA O TEU NOME.
VENHA O TEU REINO.
SEJA FEITA A TUA VONTADE.
ASSIM NA TERRA COMO NOS CÉU!