24.10.05

meu cálice transborda

Outra figura muito usada nos tempos bíblicos para referir-se às bênçãos de Deus era a do cálice transbordante. Geralmente era uma figura que ilustrava prosperidade.

Nós não sabemos muito bem hoje a razão que levou Davi a colocar-se, ao mesmo tempo como ovelha, recebendo os cuidados característicos que o rebanho daquela época recebia, e ao mesmo tempo falar de um cálice transbordante. Afinal ovelha não usa cálice.

Será que, por um momento, Davi deixou de pensar como ovelha, e viu-se como rei que era, à frente de um banquete? Será que a frase alude à mesa preparada, da qual já falamos?

O certo é que, a figura fala-nos das bênçãos de Deus, que são derramadas sobre suas ovelhas, ao ponto de transbordar.

Geralmente ao falar disso, escuto alguns argumentando: estou desempregado há tanto tempo, e não recebo a bênção de um emprego. Ou: minha família está sofrendo com doenças. Etc.

Não quero dizer com isso que o cálice transbordante seja a completa libertação de todo e qualquer problema. Esse não é o método de Deus. Se fosse todo mundo queria viver perto dele por interesse.

O cálice transbordante simboliza algo muito maior: o cuidado de Deus, que junto de cada um de nós, suporta conosco o que sofremos e consola-nos quando o sofrimento traz perda.

Não desanime. Veja o quanto Deus já fez por você. Ofereça-lhe graças pelo quanto ele fez transbordar seu cálice e vá em frente.

Nenhum comentário: