30.8.05

As ferramentas do Bom Pastor

Cada profissão tem suas ferramentas próprias. Rudes e simples como as de um pedreiro, ou delicada e sofisticadas como as de um médico, essas ferramentas são extensões do profissional e o ajudam a ser mais efetivo naquilo que faz.

O pastor de ovelhas, dos tempos bíblicos, tinha duas: a vara, e o cajado. De um modo geral a vara era usada para facilitar as longas caminhadas, poupando energias para estar sempre a disposição do rebanho, mas nas horas decisivas, ela servia para espantar os lobos, e, as vezes, para uma pancadinha numa ovelha teimosa que insistia em ficar longe do rebanho.
O cajado, com a ponta curvada, servia basicamente, para puxar a ovelha para perto, seja quando estivesse metida em problemas, seja para quando precisasse de cuidados.

Essas duas ferramentas, que Davi usou na juventude, quando era pastor dos rebanhos de seu pai, se prestam admiravelmente bem para ilustrar as “ferramentas” usadas pelo Senhor, para cuidar de seu rebanho. Delas vem as duas coisas que mais se necessita e mais se procura nos dias atuais: proteção e cuidado.

O curioso é que Davi, ao lembrar-se do que fazia com elas, traz à mente não o sentimento de segurança, que deveria ser o sentimento experimentado pela ovelha protegida e cuidada, mas de consolo.
Embora o sentido desta palavra esteja muito ligada ao sentido da palavra conforto, o que ele destaca ao usa-la nessa forma é a atuação do pastor após a ovelha ser livrada de grande perigo ou aflição. É o complemento da passagem pelo vale da sombra da morte. Como se após ter passado pelo vale fosse consolado pelas perdas que sofreu lá.

Examine sua vida: Você já saiu do vale da sombra da morte ou ainda está passando por ele? Se está passando, anime-se e não tema pois o Bom Pastor está junto de você. Se já saiu, receba seu doce consolo que minimiza as dores de eventuais perdas que tenha sofrido.

Tenha bom ânimo e confie-se ao Bom Pastor.

Um comentário:

Anônimo disse...

Pastor! Eu já ia mandar uma msg dizendo que estava curiosa sobre a sequência do salmo 23... E ei-lo aqui, continuando, como sempre, balsâmico aos nossos corações.

Saudades e Abraços dos amigos, Ana K & Xande Rego.